Mais de 240 mil moradores já receberam a visita de recenseadores do IBGE no Acre

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (31) o número de pessoas recenseadas entre 1º a 30 de agosto no Censo 2022. No Acre, o balanço parcial mostra que já foram contadas aproximadamente 240 mil pessoas da população estimada.

Em todo território nacional, mais de 59 milhões de pessoas em mais de 20 milhões de domicílios foram visitadas pelos recenseadores.

O chefe da unidade estadual do IBGE, Marco Fábio Esteves, chefe da unidade estadual do IBGE, disse à Rede Amazônica Acre que mais de 74 mil domicílios já foram recenseados. Do total de moradores contados, Esteves falou que 54% foram mulheres.

"Isso repete, mais ou menos, o que aconteceu no Censo 2010 em relação a esse dado. Outra coisa também é que 5,2 mil se declararam indígenas. Ao todo chegamos a aproximadamente 74 mil domicílios no estado que já foram recenseados", confirmou o profissional.

Cerca de 680 recenseadores estão nas ruas dos 22 municípios acreanos e devem visitar pelo menos 200 mil domicílios, em um período de três meses, ou seja, as ações seguem até o dia 31 de outubro.

Dos profissionais que atuam no estado, 324 estão apenas na capital, Rio Branco. A população terá que responder a dois questionários diferentes, um básico e o de amostra que no caso é apenas para uma parcela da população do Acre, cerca de 10%.

No início da coleta, os recenseadores enfrentaram dificuldades para aplicar os questionários porque os moradores ficavam desconfiados em receber os profissionais. Outro problema identificado foi com relação à violência.

Eles foram vítimas de assaltos durante as visitas aos lares em Rio Branco. A coordenação de divulgação confirmou que as equipes já sofreram cinco assaltos desde o início dos trabalhos. Dois Dispositivos Móveis de Coleta (DMC), usados pelos servidores, foram levados durante os crimes.

Fonte: G1-AC










Categoria:

Deixe seu Comentário